ARTIGOS

Colesterol: Será realmente um vilão à saúde

                  


  A partir do início de 2016 a literatura científica (por parte de alguns cientistas mais céticos) começaram a investigar se realmente o aumento do colesterol é ruim e o uso da classe de medicamentos das estatinas (sinvastatina, etc...) estava surtindo efeito na população que o utilizava 1–3.
 
  Então surgiram algumas evidências interessantes2 dizendo que o colesterol não causa doença cardíaca e o tratamento com estatinas era uma perda de tempo. Essa revisão envolvendo cerca de 70 mil pessoas observou que não havia vínculo entre colesterol "ruim" (lipoproteína LDL) e as mortes prematuras de pessoas com mais de 60 anos de doença cardiovascular2. Pesquisadores também investigaram as associações de colesterol na dieta e a ingestão e ovos (em 1032 homens), que são uma fonte maior de colesterol alimentar, e, os homens envelheceram dos 42 aos 60 anos (estudo de mais de 20 anos!!!) e não apresentaram doença arterial coronariana no momento de seus exames, que foram realizados de 1984 a 19891,3.
 
  É claro que todos esses estudos tem limitações e não vamos sair por aí prescrevendo gordura saturada aos montes para todos os pacientes, lembrem-se que cada pessoa é um caso diferente. Os próprios pesquisadores apontaram algumas limitações para o seu estudo2, e ainda podem existir mais limitações ainda que eles não apontaram.

  Os autores estão pedindo uma reavaliação das diretrizes para prevenção de doenças cardiovasculares e aterosclerose, endurecimento e estreitamento das artérias assim como estamos presenciando uma mudança de paradigma na recomendação do consumo proteico, que tem se modificado muito nos últimos anos.

Procure sempre um nutricionista competente e atualizado!
Grande abraço

#qualidadedevida #projetosaúde #nutrição #nutriçãoesportiva #treino #vidasaudável #alimentaçãosaudável #emagrecimento #suplementos #suplementação #academia #nutricionista #musculação #massamagra #intensidadetotal #markofortes #realsportsnutrition

Referências
1. Virtanen, J. K. et al. Associations of egg and cholesterol intakes with carotid intima-media thickness and risk of incident coronary artery disease according to apolipoprotein E phenotype in men: the Kuopio Ischaemic Heart Disease Risk Factor Study. Am. J. Clin. Nutr. 103, 895–901 (2016).
2. Ravnskov, U. et al. Lack of an association or an inverse association between low-density-lipoprotein cholesterol and mortality in the elderly: a systematic review. BMJ Open 6, e010401 (2016).
3. Mayor, S. High cholesterol diet is not linked to increased heart risk, study shows. BMJ 352, i919 (2016).


voltar
© 2016 Todos os direitos reservados a MARKO FORTES