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Suplementos nutricionais associados ao treino resistidos que podem neutralizar a sarcopenia

                     

Sarcopenia e dinapenia (diminuição de massa muscular e força, respectivamente) são graves problemas de saúde que aumentam o risco de doença e deficiência em nossas sociedades que, no geral, envelhecem rapidamente. O declínio relacionado com a idade na massa muscular é complexo e multifacetado.

No entanto, propõe-se que, ao se engajar em estratégias nutricionais e de exercícios apropriados, como um maior consumo de proteínas de alta qualidade e a participação treino resistido, os idosos podem sustentar parcialmente a massa e a função do músculo esquelético melhorando a qualidade de vida. Assim, os dados analisados no artigo do Stuart Phillips, 2015 mostram que os aprimoramentos da massa e da função do músculo esquelético induzidas pelo treinamento podem ser alcançados pela suplementação com proteína e creatina.

Os dados também sugerem de que a classe n-3 de ácidos graxos poliinsaturados (ômega-3) podem tornar o músculo esquelético mais sensível aos efeitos anabólicos do treino de resistência e da alimentação. A sensibilidade é reduzida na síntese de proteínas miofibrilares nos indivíduos idosos quando se alimentam com doses baixas de proteínas. Então, o aumento do conteúdo de ômega-3 na dieta pode ser um dos métodos para combater a sarcopenia e condições semelhantes.

Chamamos a atenção para um aminoácido que parece ser chave nesse processo, a Leucina. Estudos que usaram β-HMB com ou sem outros aminoácidos sugerem efeitos sobre a massa muscular, sem indicação de melhorias na função muscular. Além disso, aumentar tanto a qualidade quanto a quantidade de ingestão diária de proteínas, especialmente quando combinadas com o treinamento, também podem ser eficazes.

Procure sempre um nutricionista competente e atualizado!
Grande abraço

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Referências
PHILLIPS, S. M. Nutritional supplements in support of resistance exercise to counter age-related sarcopenia. Advances in nutrition (Bethesda, Md.), v. 6, n. 4, p. 452–60, jul. 2015.


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