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Estratégias para manter a massa magra durante o emagrecimento

                     

Uma das piores coisas que podem acontecer para qualquer indivíduo, é perder massa muscular. A perda de massa muscular é predito de diversas doenças como: redução do gasto energético contribuindo para o aumento da obesidade; comprometimento funcional do músculo esquelético levando à incapacidade física e mortalidade elevada; aumento das taxas de infecções, período mais longo de internação hospitalar e recuperação lenta; prognóstico desfavorável e sobrevivência diminuída em consequência da caquexia (perda extrema, rápida e aguda de músculo esquelético e diminuição da massa corporal); fraqueza e fragilidade (combinações de perda de peso, baixa força, exaustão, pouca atividade física e baixa velocidade de marcha) (LEVY; WELCH, 2015)

Então nesse sentido devemos ao máximo preservar e/u amentar a massa muscular e a literatura tem mostrado algumas evidências muito interessantes (CAVA et al., 2017; VERREIJEN et al., 2017).

Os dados atualmente disponíveis na literatura mostram o seguinte: 1) em comparação com pessoas com peso normal, aqueles com obesidade têm mais massa muscular mas má qualidade muscular; 2) a perda de peso induzida pela dieta reduz a massa muscular sem afetar adversamente a força muscular; 3) perda de peso melhora a função física global, provavelmente devido à redução da massa gorda; 4) alta ingestão de proteína ajuda a preservar o corpo magra e massa muscular durante a perda de peso, mas não melhora a força muscular e poderia ter efeitos adversos sobre a função metabólica; 5) tanto o endurance ou treino de força ajudam a preservar a massa muscular durante a perda de peso e exercício resistido também melhora a força muscular.

Durante a perda de peso, incluindo dietas hipocalóricas com ingestão proteica adequada e aumento da atividade física (particularmente exercícios resistidos), deve ser promovidos para manter a massa muscular e melhorar a força muscular e a função física em pessoas obesas.

Procure sempre um nutricionista competente e atualizado!
Grande abraço

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Referências
CAVA, E.; YEAT, N. C.; MITTENDORFER, B. Preserving Healthy Muscle during Weight Loss. Advances in Nutrition: An International Review Journal, v. 8, n. 3, p. 511–519, 15 maio 2017.
LEVY, L. B.; WELCH, A. A. Implications of skeletal muscle loss for public health nutrition messages: a brief report. The Proceedings of the Nutrition Society, v. 74, n. 4, p. 426–9, nov. 2015.
VERREIJEN, A. M. et al. Effect of a high protein diet and/or resistance exercise on the preservation of fat free mass during weight loss in overweight and obese older adults: a randomized controlled trial. Nutrition Journal, v. 16, n. 1, p. 10, 6 dez. 2017.

 


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